sexta-feira, 1 de junho de 2012

"PARA ESQUECER UM VELHO AMOR, NADA MELHOR DO QUE ENCONTRAR UM NOVO." SERÁ?




Sempre fui dramática! E a minha querida vó, enquanto viva, ao observar meus excessos de sentimentalismo pós-ruptura de relacionamentos, sempre me dizia: “A melhor forma de esquecer um velho amor é arranjar um novo!”
Mas será?
Realmente fica muito mais fácil esquecer alguém quando já se tem outra pessoa na cabeça. Essa pode ser uma saída prática para quem ainda sofre por uma desilusao amorosa. Mas qual o fenômeno que explica essa mudança tão rápida de objeto de amor?
Freud chamou de transferência, e este conceito psicanalítico é definido como a “posta em ato da realidade do inconsciente”. O que isto quer dizer?
Que inconscientemente transferenciamos. O modelo das nossas relações primordias – que foram com os nossos pais e irmãos ou com as pessoas com as quias mais convivíamos na infância - estrutura a nossa forma de se relacionar com as pessoas que mantemos vínculos de intimidade ao longo da vida. Não que exista um determinismo absoluto, mas sim, existe uma tendência a ser seguida, digamos assim.
Na tranferência, vivências, memórias, afetos, que são oriundos de uma situação que se deu no passado, são reatualizados, e sentidos como se fossem presentes. Isso explica o fenômeno da repetição, quando muitas vezes nos vemos em circustâncias muito parecidas, sentindo como já nos sentimos antes, embora tenhamos mudado de cidade, namorado, amigos, etc. A posição subjetiva é a mesma.
Quando transferimos o nosso amor, de uma pessoa para outra, em uma espécie de fuga, estamos agindo sob efeito do fenômeno da transferência. E qual o perigo disto? De repetirmos a mesma história, sempre e mais uma vez.
Jacques Lacan disse: A transferência é o amor!
E por mais que sejamos analisados, nunca estaremos livres de transferenciar! Principalmente quando estamos emocionalmente envolvidos com alguém, nunca teremos completo controle da situação, e isso nem é desejável.  Agora, o que é desejável, é que estejemos esclarecidos do nosso inconsciente, da nossa maneira singular de estabelecer as tranferências na vida, e isso se constitui como ser um sujeito advertido, menos alienado de sí mesmo.
Portanto, se eu fosse dar uma dica, eu diria, para esquecer um amor,  reencontre-se.  Ou seja, observe-se. Relembre as suas antigas relações, e as formas com as quais elas se estabeleceram. Critique-se criativamente, ou seja, perceba-se, veja em que pontos você está preso, quais são suas demandas, as quais você submete ao outro, sem ao menos se dar conta. É claro que isso não é algo fácil, e você pode encontrar melhor encaminhamento se iniciar um processo terapêutico.
Amar amadurecidamente é um ganho a longo prazo, e que não precisa excluir a paixão, a loucura, a fantasia.
Então ,você estará apta para encontrar realmente um NOVO amor, e para fazer um novo fim para a sua história a dois!

3 comentários:

  1. O VERDADEIRO AMOR NUNCA ACABA... APENAS ADORMECE...

    ResponderExcluir
  2. gostei muito da forma que vc aborda o conceito psicanal[itico...De forma clara e náo deturpada!!!

    ResponderExcluir
  3. oraçao dominio do homem aos seus pes em 40 minutos apos publicar esta oraçao a pessoa te procurará.Senhora I que (wc) neste momento pense em mim. querendo a todo custo me ver. me abraçar e me beijar e que sua mente só tenha a minha presença que o wc só tenha pensamento,olhos, coração e realização sexual comigo e que ele me procure ainda hoje dizendo que e apaixonado por mim e que tomou a decisao de estar e ficar a meu lado, de vez enquando povo cigano imploro a cigana IRIS, que possam visitar o(wc) e faça com que ele sinta a minha falta e precise entrar em contato comigo ainda hoje, salve santa clara, salve povo cigano DO TROVAO que minha imagem entre agora no coraçao de wc para que ele nunca mais diga nao. Fazei! com que ele (wc) ligue para mim, assim como o galo canta, o burro relincha, o sino toca e a cabra bera. assim o (wc) há de andar atras de mim, seja ele dominado por mim a partir desse momento em diante. Que wc seja como uma cobra rastejante aos meus pes e que me ame loucamente que sinta desejos de amor e tesao por mim agora e sempre peço ao universo que traga pra mim hoje mesmo (wc)falando que quer estar comigo e que me ama, que sinta agora um desejo tao forte como um leao. amem!Quando acabar de publicar tera uma surpresa!!!

    ResponderExcluir