terça-feira, 13 de dezembro de 2011

AMOR (OU PAIXÃO?) DE VERÃO!


Ahh... o verão…peles bronzeadas, praias, poucas roupas, as melhores festas, pessoas bonitas circulando e exibindo seus corpos...
Esta estação esbanja sensualidade. É propícia para paquerar, namorar ou quem sabe até para encontrar o grande príncipe encantado (sonhe! hahaha). O termo amor de verão, como normalmente chamamos, me intriga, pois entra na discussão de como entendemos esse sentimento que é o amor. Por isto, prefiro chamar de paixão de verão, mais autêntico não acham?

Pois bem, este sentimento intenso e explosivo que nos tira a razão, expressa tanta ambigüidade de sensações, que pessoas nesse estado insano acreditam muitas vezes estar enlouquecendo!
Há várias crenças sobre esse encontro entre dois corpos: uns dizem que existe uma explicação biológica, outros que há de se explicar cosmologicamente. Eu sou da opinião - à partir de estudos psicanalíticos - de que algo na pessoa apaixonante nos remete a um traço (ou traços) que mesmo que inconscientemente nós admiramos e desejamos, e pronto, quase que como mágica, o fascínio se instaura. É sua paixão no céu e você na terra! O mundo começa a girar ao redor dele...A angústia espreme seu peito, sua vaidade está nas alturas, seu olhar brilha e você se sente mais disposta a interagir com a vida social (que pra você nada mais tinha de espetacular).

Há uma mistura de fenômenos : ciúmes, alegria, agressividade, gargalhadas, arrepios entre outras coisas que acontecem conosco e que nos deixam sem saber como agir.
A paixão: algo exaustivo que requer muito investimento de libido na pessoa desejada. Nós idealizamos, nos iludimos e entramos em um mar intenso de ondas que vão e vem, assim como os movimentos que existem entre a razão e o coração.
Quem nunca se apaixonou só por uma estação? É...se você está pensando que eu sou insana e que isso nunca aconteceu e nem irá acontecer com você, desculpe, mas você não sabe o que está perdendo. Eu sei, eu sei! Você pode estar pensando: para que se entregar para um desejo que irá durar tão pouco? Aí está a alma do negócio. Nossa mente é poderosa o suficiente para fantasiar, e você pode imaginar coisas para além dos fatos empíricos! Sonhe, se iluda, se entregue, fique vulnerável, não tenha medo. 

Acredite, é gostoso e você aprende muitas lições desta maneira. Quem sabe a paixão não amadureça e vire uma grande história de amor? Na vida real, histórias de amor não precisam durar para sempre.
Caso o romance dure apenas uma estação, confie em mim, ainda vale a pena. O tempo passa, você se sente mais forte  e quando menos esperar....sim, você cairá nas garras de uma nova paixão! Pois a vida é feita de ciclos, e enquanto houver vida, haverá um próximo verão!

E como diz o meu querido e amado Freud: “Fica-se muito louco quando apaixonado.”
Portanto, permita-se viver intensamente e enlouquecer de vez em quando... sua vida vai ser muito mais emocionante!

Escrito por -Bárbara- 

2 comentários:

  1. Adoreii! Amo esses amores passageiros de verão ou qualquer outra estação, isso nos motiva para viver, pois anima. Eu não tenho medo de me "apaixonar" adoro viver essas paixões, isso da força para enfrentar outros dilemas da vida,como voce diz ficamos mais dispostos para tudo ,pois estamos movidos por uma ansiedade, a espera de algo que vem, mas não por completo, pois essa é a paixão aquilo que instiga, que da vontade de mais, pois estamos procurando por mais. O amor é lindo, mas já esta completo, não há mais o que espera, e por isso torna-se muitas vezes monotomo, não há mais o que anseia, pois já temos tudo, mas tudoo, tudo o que? ainda falta alguma coisa, dá aquela angustia, tenho tudo o que queria, mas ainda falta, nossa bendita FALTA propriamente dita na psicanalise, isso sempre vai existir, o melhor então é viver o amor de verão, se iludir nessa paixão, para não enfrentar a verdadeira solidão!

    ResponderExcluir