segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ALIMENTOS AFRODISíACOS – com Júlia Rossini



Dizer que ”somos o que comemos” pode parecer piegas, mas quem está mais por dentro do assunto, como a nossa amiga Júlia Rossini (graduanda em Nutrição) nos ensina que neste caso – como em muitos outros – as aparências enganam. É fato que o que comemos intervém profundamente no funcionamento do nosso organismo, e podemos fazer uso desta necessidade primordial para potencializar alguns aspectos do nosso ser… como o apetite sexual!
É interessante saber que a palavra “afrodisíaco” vem de Afrodite, a Deusa do amor e da beleza dos povos Gregos.

Algumas perguntas que fizemos para a Júlia:
- Quais são os alimentos mais afrodisíacos que existem? Podemos ter acesso a todos eles?

Podemos sim ter acesso a  eles. Alguns estão constantemente presentes na nossa alimentação diária. Seriam eles: A Pimenta Malagueta, os Ovos, Aspargos, Mel , Melancia, Amendoim, Cacau, Catuaba, Gengibre, Frutos do mar como: Ostras, Lula, Mariscos, Camarão, Polvo...; entre outros.

-Existe comprovação científica de que eles realmente funcionam?

A comprovação existe com o fato de que esses alimentos possuem alguns nutrientes específicos que: aumentam a produção de homôrnios sexuais, aumentam a produção de espermas; aumentam a libído, atuam como vasodilatadores dos órgãos sexuais, alguns auxiliam na maturação do óvulo, outros aumentam a sensação de prazer e paixão, etc.

- O efeito é a curto ou a longo prazo? Trocando por miúdos: se tenho um compromisso a noite e quero estar “caliente”, a que horas devo comer o alimento afrodisíaco, por exemplo?

Neste caso eu indicaria os alimentos que atuam na vasodilatação por terem um efeito mais imediato, como: Pimenta, Melância, Amendoim, Gengibre, etc.

-Existe alguma contra-indicação?

Alguns desses alimentos podem se tornar irritativos para aquelas pessoas que apresentam gastrites, hemorróidas e diverticulites ,como: a pimenta e o gengibre, podendo piorar o quadro da doença.

- Sabe nos dizer uma receita que inclui alimentos afrodisíacos?

1)Uma receita simples e que eu gosto muito, inclusive consumo todos os dias é o suco de Melancia com Gengibre. Apenas bato no liquidificador uma fatia grande de melância, um pedaço de gengibre a gosto e gelo. Super Prático e delicioso principalmente para o verão!
2)Outra receita que eu indicaria seria um risoto de frutos do mar ( Com ostras, lulas, camaroes, marisco, etc) e com muita pimenta malagueta!
3) Aspargos no alho e óleo também é prático e muitíssimo saboroso.

- Para você, além dos alimentos, o que torna a vida mais afrodisíaca?

Além desses alimentos maravilhosos no sabor e nos benefícios que eles podem nos trazer, o que torna a vida mais afrodisíaca para mim, sem dúvidas, é a paixão, seja ela imediata ou de longa data.

                                                  Julia Rossini

Nenhum comentário:

Postar um comentário