domingo, 7 de julho de 2013

Como os franceses inventaram o AMOR?



O livro 'Como os franceses inventaram o amor' fala de uma forma bastante acessível sobre a construção cultural da idéia de amor, de romance e de paixão. A autora, Marilyn Yalom, viveu na França e nos Estados Unidos e trabalha estabelecendo relações entre as diferenças de se entender e viver o amor nesses dois países.  Estou adorando a leitura!

O foco do livro é o Amor na história da França. Como sabemos, a cultura francesa foi, durante muito tempo, a referência máxima em termos de arte e civilização no Ocidente. Na arte do amor, eles também produziram muito. Logo no começo do livro, Marilyn nos conta sobre as características que constituem a arte de amar francesa: o respeito a individualidade do parceiro, a valorização do mistério na relação, a importância dos segredos e do sexo. Ela usa uma metáfora: é como se uma relação amorosa fosse representada por dois círculos sobrepostos - existe uma parte que se encontra, mas existe outra que nunca se toca. 

Já nos Estados Unidos, a ênfase recai sobre a instituição da família e o papel social a ser realizado em um relacionamento. A posse do parceiro é "naturalizada" e a infidelidade condenada. Os segredos são vistos como falha de caráter. Em tal contexto, o mistério não encontra espaço e a individualidade autêntica é confundida com o individualismo compartilhado.

A uma bela mulher francesa - profissional bem sucedida e esposa de um homem público francês - perguntaram: "O que você sente a respeito do apetite sexual extra-conjugal do seu marido?" E ela respondeu: "Não me sinto ofendida, e na verdade, até me orgulho. Desde que ele ainda se sinta atraído por mim e eu por ele." A resposta é inesperada e chocante aos ouvidos mais conservadores, não é mesmo?

No início da Idade Média apareceu na história da França o Amor Cortês. Nele, os homens amavam e veneravam as mulheres, tratando-as como verdadeiras deusas encarnadas. Geralmente, as damas eram de uma classe superior aos homens apaixonados, e estes passavam a vida perseguindo o amor impossível. Naquela época, os casamentos eram arranjados e as pessoas não se casavam por escolha emocional... Homens e mulheres se dedicavam as artes trovadorescas do amor. Se fossem homens, eram trovadores, se mulheres, troibaritz. A Condessa de Die escreveu, expressando seu papel de dominadora:

"Meu bom amigo, tão agradável, tão belo, 
Quando eu o tiver em meu poder,
Dormindo com você a noite,
E puder lhe dar um beijo de amor,
Saiba que meu grande desejo
É ter você, e não meu marido,
Mas apenas se você prometer,
Tudo fazer conforme a minha vontade." 


O sofrimento era uma dádiva ao poeta amante. "Quero que o meu coração sofra de amor. Porque ninguém tem um coração tão fiel quanto o meu." Histórias de amores impossíveis, irrealizáveis, ideais, permearam a Idade Média e eram incentivados pela nobreza. Marie de France escreveu histórias em versos que disseminaram a idéia do fin amour. Não existia nada mais nobre do que o amor, e amar era sinal de nobreza, independentemente do status ou classe social. 

Veio então o Amor Galante, a galanterie, a arte de seduzir e conquistar. O romance e o amor exigiam  comportamentos que lhes atraíssem, e ser galante fazia parte da etiqueta; bem ouvir, bem fazer, bem dizer, bem amar. A galanteria começou na nobreza e se disseminou para as outras classes sociais. Os reis e príncipes podiam ter acesso a inúmeras mulheres; a oficial, as amantes, as cortesãs... Em 1678, Madame da La Fayette publicou anonimamente o livro A princesa de Cleves, um dos primeiros romances psicológicos escritos. Nele, uma princesa que não conhece o amor se sente atraída por um sedutor irremediável que tenta lhe seduzir. Ela resiste a sedução, pois entende que o homem galante nunca se satisfará com suas conquistas. "Confesso que as paixões podem me governar... Mas não podem me cegar... Eu veria você se comportar em relação a outra mulher como se comportou em relação a mim."



Enfim, a autora viaja através do tempo e nos guia em uma aventura que passa pelo Amor Trágico, pelo Amor Cômico, pelo Amor entre os Românticos, pelo Amor Republicano, pelos Existencialistas apaixonados, Pelo Amor entre os Homens, por Moliere, Rousseau, Rimbaud, Marguerite Duras, entre muitos outros amores e autores...Uma jornada e tanto!

Para concluir este texto, deixando as inesgotáveis questões e os enigmas do Amor no ar, cito Rousseau em Julie, ou A nova Heloísa: 

"Sim, minha amiga, estaremos unidos apesar de nossa separação, seremos felizes apesar do destino. É a união de corações que constitui a verdadeira felicidade."






Nenhum comentário:

Postar um comentário