quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

KAMA SUTRA ou Aforismos sobre o Amor


Quando falamos em Kama Sutra somos remetidas a imagens de exóticas posições sexuais. Como obter mais satisfação no sexo é o que propõe este conjunto de saberes milenares, certo? Também.

O que muitas de nós desconhece, é que o Kama Sutra não é apenas um livro recheado de representações eróticas, mas  uma obra que contém diversos ensinamentos sobre o comportamento humano, para além do ato sexual propriamente dito. O Kama Sutra fala de amor, de paixão  e de desejo, ao entender que  a sexualidade humana é algo abrangente e estruturante da vida psíquica e social (muito antes de ser inventada a psicanálise).

Vatsyayana, o autor, viveu na Índia entre os século 1 e 6 antes da era cristã, segundo historiadores. E o Kama Sutra ou Aforismos sobre o Amor é tida como a principal obra sobre o amor em sânscrito.

Algumas citações:

PARTE I

Capítulo 1

“No princípio, o Senhor dos Seres criou o homem e a mulher e, na forma de mandamentos escritos em cem mil capítulos, estabeleceu as regras de sua existência a respeito do Dharma (aquisição de mérito religioso), do Artha (aquisição de riqueza, de propriedade, etc) e do Kama (amor, prazer e satisfação sexual).”

Capítulo 2

“Kama é o desfrute de tudo que for apreendido pelos cinco sentidos: da audição, tato, visao, paladar e olfato, ajudados pela mente associada a alma…A consciência do prazer que emerge desse contato chama-se Kama. Kama deve ser aprendido no Kama Sutra e por meio da prática entre cidadãos. Quando Dharma, Artha e Kama se juntam, o primeiro é superior ao seguinte, ou seja, Dharma é superior a Artha, e Artha é superior a Kama.”

 Capítulo 3

“As artes a serem estudadas são as seguintes, junto com o Kama Sutra: canto, instrumentos musicais, dança, escrita e desenho, tatuagem, preparação de adorno de um ídolo com arroz e flores, disposição de arranjo de flores em canteiros ou no chão, representação cênica, magia ou feitiçaria, arte culinária, exercícios mentais, composição de poemas, etc.”

PARTE 2

Capítulo 1

“Os homens versados em humanidades são da opinião de que há quatro tipos de amor: 1. Amor adquirido pelo hábito. 2. Amor resultante da imaginação. 3. Amor resultante da fé. 4. Amor resultante da percepção de objetos externos.”

Capítulo 2

“Quando um homem e uma mulher estão muito apaixonados e, sem pensar em dor ou sofrimento, abraçam-se como se fossem entrar um no corpo do outro, com a mulher sentada no colo do homem ou a sua frente, ou na cama, isso é chamado de -abraço como a mistura do leite e da água-.”

Capítulo 3

“Quaisquer que sejam as carícias feitas por um dos amantes no outro, o mesmo deve ser feito em retribuição, ou seja, se a mulher beijar o homem, ele deve beijá-la, se ela golpeá-lo, ele também deve golpeá-la em retribuição.”


PARTE 3


Capítulo 4


"A moça que é muito assediada deve casar-se com o homem que lhe agrade e que ela acredite que lhe será obediente e capaz de dar-lhe prazer. Mas quando, pelo desejo de riqueza, os pais da moça casam-na com um homem rico sem levar em consideração o caráter e a aparência do pretendente, ou quando a oferecem em casamento a um homem que tem várias esposas, ela nunca se sentirá ligada ao noivo, mesmo que ele tenha boas qualidades, seja obediente, ativo, forte e saudável e esteja ansioso para satisfazê-la."


"O homem pobre de espírito, que recorre a mulher somente quando quer, não merece casar-se."


PARTE 5


Capítulo 1


"Esses são os homens que geralmente obtêm sucesso com as mulheres: 1.Homens versados na ciência do amor. 2. Homens talentosos em contar histórias. 3. Homens acostumados com mulheres desde a infância. 4. Homens que assegurem a sua confiança. 5. Homens que lhe enviem presentes. 6. Homens que lhe falem bem. 7. Homens que fazem coisas que elas gostam 8. Homens que não amaram ninguém antes. 9. Homens que agem como mensageiros. 10. Homens que conhecem os seus pontos fracos. Etc..."

Interessante, né?

Comentem!


Escrito por - Taoana - 


Kama Sutra - Filme no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=ndttkevR8iM&feature=related

Referência Bibliográfica: Kama Sutra de Vatayayama; traduzido do sânscrito com introdução e observações de Sir Richard Burton; tradução de Luciane Aquino. – Porto Alegre: L&PM,2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário